Festas Juninas – Qual o verdadeiro significado?

por em 23/06/2016
Leitura em 10 minutos.

Muito se Especula, cristão pode Participar de Festas Juninas? É Pecado Brincar São João? posso ir a festa de São João do meu trabalho? posso comer comidas de festas juninas?

São João! fogueiras, fogos de artifício, comidas típicas, bandeirinhas, balão, danças folclóricas, simpatias e homenagens a São João, São Pedro e Santo Antônio.  O que a bíblia fala sobre a festa de São João? é pecado acender fogueira, dançar quadrilha ou decorar a casa com bandeirinhas e balões?

festa-juninaMuitos cristãos participam a caráter das festas juninas realizada todos os anos no mês de Junho, já outros preferem se privar não apoiando a festa celebrada aos santos da igreja católica. O que você vai ler agora nesse artigo sobre as festas juninas, onde se homenageiam São João, São Pedro e Santo Antônio é muito esclarecedor, e com certeza, vai fazer você refletir e até mesmo vai ser um ponto de discussão(debate) para você e seus irmãos em cristo, chame-os para uma conversa e pergunte o que eles acham sobre o assunto; é pecado ou não participar da festa de São João?

Caro leitor(a), antes de mais nada quero deixar claro que o intuito desse artigo é apenas compartilhar informação e não formar opinião. Tire suas próprias conclusões e envie seu comentário se tiver algo a acrescentar!

A origem das Festas Juninas e o Significado de Alguns Símbolos

As festas juninas ou festa dos santos populares surgiram há muito tempo atrás (algumas centenas de anos) na Europa Antiga, que era celebrada em vários países no início do solstício de verão (festa pagã) para comemorar a colheita sempre no dia 24 de junho segundo o calendário juliano (pré-gregoriano).

Devido a grande influência da igreja católica no continente Europeu, as festas juninas foram cristianizada na idade média pela igreja católica por coincidir com a data do nascimento de João Batista, passando a se chamar festas “Joaninas” para homenagear São João.

Os portugueses foram responsáveis por trazer as festas juninas para o Brasil durante o período colonial, e segundo a história do Brasil, os índios que habitavam nas terras brasileiras tinham costumes de realizar rituais para celebrar a agricultura na mesma época (em Junho). As festas se uniram com a chegada dos jesuítas onde na culinária os pratos passaram a ser feitos com comidas típicas (ingredientes nativos) vindo na grande maioria das vezes do milho e da mandioca.

Durante as Festas Juninas Posso Acender Fogueira e comer Comida Típica no São João?

Assim como as festas juninas, as fogueiras tem sua origem na Europa fazendo parte também da festa pagã de celebrar o solstício de verão. Durante a idade média tornou-se cada vez mais um símbolo para a celebração da festa de São João Batista.

Devo confessar que já acendi muitas fogueiras para São João quando criança nesse período de festas juninas, e ainda hoje sempre que posso acendo, só que agora para fazer um churrasquinho, ou simplesmente para assar um milho na brasa. A questão de acender ou não está simplesmente ligada a sua intenção; para que e para quem você vai acender a fogueira? qual o intuito com isso?

Participar de uma cultura pagã celebrando um santo popular como se fosse um deus? Se sua resposta for “SIM” logo você está desagradando a Deus, pois o próprio Senhor Jesus assim respondeu a satanás em Matheus 4:10 “Então Jesus lhe ordenou: Vai-te, Satanás; pois está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás e só a ele prestarás culto“.

Não te inclinarás diante dos seus deuses, nem os servirás, nem farás conforme às suas obras; antes os destruirás totalmente, e quebrarás de todo as suas estátuas. (Êxodo 23:24). Você já sabe que as festas juninas são para homenagear os santos São João, São Pedro e Santo Antônio; sendo assim analise sua consciência e veja se está correto acender uma fogueira para celebrar uma festa destinada a deuses pagão.

Enquanto as comidas típicas durante as festas juninas? claro que podemos aproveitar o tempo de colheita do milho para fazer aquela canjica, pamonha, milho cozido e assado na brasa ou aquele bolinho de milho da vovó rs… deves apenas atentar para o fato de algumas comidas poderem estar oferecida aos ídolos que são reverenciados durante a festa (São João, São Pedro e Santo Antônio). Pois assim está escrito:

“Antes digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios“.
1 Coríntios 10:20

“Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios”.
1 Coríntios 10:21

“Mas, se alguém vos disser: Isto foi sacrificado aos ídolos, não comais, por causa daquele que vos advertiu e por causa da consciência; porque a terra é do Senhor, e toda a sua plenitude”.
1 Coríntios 10:28

Quadrilhas Juninas, Bandeirinhas, Fogos e Balões no São João é Pecado?

“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma. (1 Coríntios 6:12)”.

Primeiro como costumo dizer, examine sua consciência e se pergunte se está correto. Existem coisas que fazemos de errado sem ter sequer consciência disso (outrora quando éramos pecadores e vivíamos sujeitos as paixões deste mundo, fazíamos por não conhecer a verdade sobre o mundo)ou seja, se tem receio de fazer alguma coisa que possa desagradar a Deus, procure então saber mais sobre isso e busque explicação na bíblia.

Quadrilhas Juninas: A quadrilha brasileira tem seu nome com origem francesa de uma dança de salão “quadrilhe” e veio para o Brasil por causa da classe média das elites portuguesas e brasileiras no século XIX. Embora não levante muitas polemicas as quadrilhas juninas tem o lado folclórico onde faz menção ao do homem do campo (matuto) como sendo um pobre miserável e sempre com dentes podres, roupas rasgadas e botas furadas escarnecendo assim o homem do campo.

Veja o que está escrito: “O que escarnece do pobre insulta ao seu Criador, o que se alegra da calamidade não ficará impune”. Provérbios 17:5

Balões e Fogos de Artifícios nas festas juninas: Os Balões e fogos de artifícios durante o São João está relacionado com a fogueira e a beleza de seus efeitos visuais. Trazidos também pelos portugueses com influência na cultura chinesa. Tudo que é feito é para homenagear os santos populares do catolicismo. Os balões é uma prática ilegal e proibida por lei aqui no Brasil.

Bandeirinhas: Um dos símbolos mais pagãos das festas Juninas é o mastro de São João ou dos santos populares. É erguido para celebrar os três santos homenageados. No Brasil na ponta do mastro é amarrada três bandeirinhas simbolizando São João, São Pedro e Santo Antônio. Por isso o costume de se enfeitar as ruas e casas com aquelas bandeirinhas amarradas em um fio de barbante ou coisa parecida, tudo tem um simbolismo pagão.

Muitas festas e comidas são feitas para agradecer aos santos ou até mesmo como pagamento de promessas, sendo assim fica claro que tal pessoa desconhece o Senhor Jesus como único mediador, caminho e verdade.

“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo”.
1 Timóteo 2:4,5

A bíblia não diz que é pecado dançar quadrilhas, acender balões ou decorar a casa com bandeirinhas de São João embora o nome já diz tudo (de São João) contudo, você pode ler que tudo o que acontece nas festas juninas são pura idolatria e homenagem para os santos São João, São Pedro e Santo Antônio os donos da festa do mês de junho.

Então, o ser pecado ou não ser, fica a seu critério, só que antes de decidir veja o que Paulo disse?

“Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?
E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel?
E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo”. 2 Coríntios 6:14-16

As Festas Juninas e Suas Simpatias Para os Santos

“E, havendo atravessado a ilha até Pafos, acharam um certo judeu mágico, falso profeta, chamado Barjesus,
O qual estava com o procônsul Sérgio Paulo, homem prudente. Este, chamando a si Barnabé e Saulo, procurava muito ouvir a palavra de Deus.
Mas resistia-lhes Elimas, o encantador (porque assim se interpreta o seu nome), procurando apartar da fé o procônsul.
Todavia Saulo, que também se chama Paulo, cheio do Espírito Santo, e fixando os olhos nele,
Disse: Ó filho do diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça, não cessarás de perturbar os retos caminhos do Senhor?”  Atos 13:6-10

Quem nunca ouviu falar nas famosas simpatias e adivinhações que acompanham o mês de junho durante as festas juninas? talvez você moça, hoje serva de Deus, até já colocou o post ídolo de santo Antônio de cabeça para baixo atrás da porta para arrumar um marido.

Veja algumas simpatias que são feitas durante as festas juninas:

Simpatia de São João para descobrir o nome do futuro marido ou mulher:

Durante a festa junina na noite de São João, do dia 23 para o dia 24, enfie uma faca virgem em uma bananeira. No dia seguinte a primeira letra do nome da pessoa com quem você vai se casar aparecerá na lâmina.

Simpatia dos Papéis Mágicos

Na noite de São João, escreva em pequenos papéis o nome de vários(as) pretendentes. Enrole-os e jogue-os em uma bacia ou copo d’água. O papel que se desenrolar primeiro indicará o nome do(a) futuro(a) companheiro(a).

Simpatia de São João para obter proteção e alegria

Numa bacia com água, junte cravos e folhas de alecrim e manjericão e deixe descansar. No dia de São João, tome um banho e jogue a mistura no corpo, do pescoço para baixo, invocando a proteção dele. Enxugue-se apenas de leve.

Oração com simpatia para realizar um pedido a São Pedro

No dia 29 de junho, logo pela manhã, acenda uma vela branca sobre um pires e ofereça-a para São Pedro, rezando:

“São Pedro! Ó glorioso São Pedro, por causa de sua vibrante e generosa fé. sincera humildade e flamejante amor Nosso Senhor o honrou com o singular privilegio e em especial a liderança de toda a Sua Igreja.

Obtenha para nós a graça de viver na fé, um sincero amor e lealdade a Igreja , aceitando a todos os seus ensinamentos e obedecendo a todos os seus preceitos. Deixe-nos alegrar e conseguir um paz na terra e uma eterna felicidade no Paraíso. Amém!”

Agora eu pergunto ao amigo(a), aonde está escrito isto na bíblia? não tenho medo de afirmar que tudo não passa de bruxaria de idólatras pagãos, pois assim está escrito:

“Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.
Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema”. Gálatas 1:8,9

Acima citei apenas algumas das dezenas das simpatias que são realizadas durante as festas juninas que homenageiam São João, São Pedro e Santo Antônio; contudo a minha intenção não foi de ensinar essas maldições para você e sim apenas para dar exemplos de como esses rituais juninos são de fato abominação de acordo a palavra de Deus.

Espero que o amigo(a) tenha conseguido entender um pouco mais sobre as festas juninas, seus símbolos e suas tradições pagãs. Agora fica sobre sua responsabilidade permitir que seus filhos sejam influenciados ainda pequenos na escola ou passar para eles o verdadeiro significado dessa festa recheada de símbolos e rituais macabros.

“Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele”.
Provérbios 22:6,7

Se você quer realmente seguir a Deus deve fazer sua escolha; ou segue a Deus ou a esse mundo e suas paixões, pois assim está escrito:

“Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha”.
Lucas 11:22,23

Extraído do site: conhecendomaisabibliasagrada.com

© Copyright 2012-2017 | Um Só Corpo - Que eles sejam um assim como eu e tu somos um. Jo 17:22