Unidade e Diversidade no Corpo de Cristo

por em 13/06/2016
Leitura em 3 minutos.

Unidade e Diversidade no Corpo de CristoLeia 1 Coríntios 12

História do cientista polonês estudando a pulga

Um por um tirou as pernas para descobrir o impacto na capacidade da pulga pular. Tirou a primeira… pulou razoavelmente bem. Tirou a segunda, pulou com mais dificuldade mas ainda bem. Quando chegou à última perna, a pulga obviamente estava tendo muita dificuldade, mas ainda assim, deu um pequeno pulo. Finalmente, o cientista polonês tirou a última perna. “Pula” ele falou para a pulga. Nada aconteceu. “Pula!” falou em voz alta. Mas a pulga nem se mexeu. “Pula!!!” ele gritou. Absolutamente nada. Com isso, o cientista escreveu em seu caderno de observações, “Ao tirar todas as pernas da pulga, ela fica surda.”

Conclusões da história

Engraçado… Mas o que acontece com a pulga quando tiramos todas as suas pernas?

Fica imóvel, incapacitada, inútil para fazer o que pulgas foram criadas para fazer: incomodar animais, e às vezes, a gente também! Por quê? Porque faltam partes essenciais do seu corpo. Quando não faltam membros, o corpo inteiro sofre. No caso das pulgas, tudo bem. Mas é um desastre quando algo semelhante acontece no Corpo de Cristo.

É isto que acontece quando partes do corpo estão faltando ou quando forçamos todos os membros dentro do mesmo padrão, ou quando menosprezamos certas partes do corpo. Está acontecendo em muitas igrejas hoje, e aconteceu também numa igreja antiga, na igreja em Corinto. O apóstolo Paulo escreveu uma carta para esta igreja justamente para resolver problemas do Corpo desunido.

Os capítulos 8 a 10 abordam a questão de liberdade cristã. Depois disso, Paulo levanta uma área relacionada, em que abusos de liberdade estavam atrapalhando o bom andamento do culto. No cp. 11, descobrimos como mulheres libertas estavam criando confusão no culto. A própria celebração da Ceia do Senhor virou ocasião de regalia para os ricos e fome para os pobres. Nos cap. 12 a 14, sobre os dons espirituais, em vez de unir e edificar o corpo, estavam sendo usados de forma egoísta para dividir os irmãos.

Hoje, vamos examinar dois lados de uma mesma moeda. Vamos considerar a questão de unidade e diversidade no Corpo de Cristo. Se você já reparou, todas as moedas dos EUA incluem dois lemas, duas frases:

“In God We Trust” (Em Deus Confiamos)

“E Pluribus Unum” (De Muitos, Um)

 

A segunda frase, do latim, resume a mensagem de 1 Co 12. A primeira é a base da unidade. Vamos examinar dois lados dessa moeda que se chama “de muitos, um”.

Diversidade é um produto natural da Unidade

A Igreja de Corinto foi uma igreja ricamente abençoada em termos de dons espirituais (1.7). Mas talvez a pior igreja no NT. Isso porque a divisão fora provocada pelo egoísmo no uso dos dons. Havia muitas dúvidas quanto os dons.

Um dom espiritual é uma capacidade sobrenatural, dada por Deus, para edificar a Igreja de Jesus Cristo. Como o Corpo de Cristo pode ser unido apesar da sua diversidade? Unidade não implica em uniformidade? Não acaba com nossa individualidade? Significa que todos nós temos que ser iguais? O que é mais importante, unidade ou diversidade?

A resposta: Ambos! Na Igreja, o Corpo de Cristo, somos UM, mas também somos MUITOS. Como vamos descobrir, unidade e diversidade andam de mãos dadas. Unidade depende de diversidade. Diversidade saudável contribui para unidade. É quase impossível ter unidade sem diversidade.

Esse é um princípio claramente visto em muitas áreas: um time de futebol, uma orquestra, uma equipe médica, o corpo humano, a igreja.

Unidade depende de Diversidade

O segredo e a beleza do Corpo de Cristo, a base da sua saúde é justamente a sua diversidade!  Como nosso Deus é criativo!

*National Geographic April 1992: “Cativos na Selva” Um buraco enorme, cratera de um vulcão extinto.  Leões cativos geneticamente, por falta de diversidade genética.  Presos dentro de uma região que não admite que mais leões entrem (vulcão extinto).  Os leões que existem estão procriando só entre si.  Cada vez mais fracos e propícios a doenças.  Falta de variedade mata!

Vs. 12.  O texto começa com uma ilustração do corpo humano.  Nosso corpo é um, mas tem muitos membros, e todos são unidos.  É muito melhor assim, pois um corpo desmembrado não é muito saudável!  Ao mesmo tempo, a diversidade do corpo implica no fato de que, nem todos os membros sejam iguais. Existe uma diferença grande entre unidade e uniformidade.  Essa ilustração do corpo humano aplica-se ao Corpo de Cristo, à igreja.  Deus nos fez para sermos um, mas para sermos um, precisamos de muitos membros diferentes!

Referência: www.palavraefamilia.org.br

© Copyright 2012-2018 | Um Só Corpo - Que eles sejam um assim como eu e tu somos um. Jo 17:22