Vinde a mim e Ide e pregai

por em 05/06/2016
Leitura em 4 minutos.

Propósito e motivos para viver sempre foram uma preocupação para os homens. Jesus não se furtou de tratar este assunto. Ele tratou isto de forma simples e o tornou o centro de seu ministério, e isto  (ouso afirmar) em duas palavras:

A primeira palavra foi VINDE. A primeira vez que ele disse isto foi a 2 discípulos de João Batista (um deles André, irmão de Pedro): VINDE. A partir deste momento, a muitos ele disse VINDE ou segue-me. Exemplo: Filipe e Natanael. Outro caso foi Pedro, João e Tiago, pescadores. Zaqueu, o publicano, Lucas 19:6.

Que puder era este? Por que tantos o seguiram? Alguns abandonaram o próprio negócio, outro emprego, outro reconheceu em público que era ladrão!

O que estes recebiam? Receberam vida! Ele dizia: Eu vim para que tenham vida e vida em abundância. Às vezes ele era duro, e alguns se afastaram, e perguntou aos 12 se eles não queria ir embora. Pedro respondeu: aonde irei se só tu tens as palavras de vida eterna? Posta ponde ir, se já abri mai até do meu negócio? Aonde receber vida?

Certa vez ele multiplicou pão e peixe. No outro dia a multidão lhe pergunta sobre o que fazer, ele responde que éo pão da vida, e aquele que vem a ele de modo nenhum lançarei fora. Na festa do tabernáculo ele diz: quem crê em mim venha a mim e beba e receberá água da vida. Troque a sua vida pele vida que eu tenho!

O último registro que a bíblia faz do vinde de Jesus é em Betânia: Lázaro, vem pra fora! O vinde de Jesus, que gera vida, é irresistível! Um homem morto a 4 dias vem e ressuscita! O vinde é para os que já vieram e perderam no caminho o ânimo, força ou esperança por um destes 2 motivos:

As coisas não aconteceram como deveria acontecer, alguma coisa deu errado. Exemplo os 2 discípulos de Emaús, Lucas 24. Eles estavam decepcionados, os acontecimentos não se encaixavam com as expectativas deles, v.21. estavam tão decepcionados que não perceberam que Jesus estava ali, os acompanhando. Apesar disto, o coração deles queimava, a estrada chegava ao fim, neste ponto eles convidam Jesus a estar com eles. Os olhos se abriram, não diz que foram abertos por Jesus, e sim que se abriram. Eles o haviam fechado por causa da decepção! Como um raio, eles percebem Jesus. Deus quer que você perceba que Jesus está contigo, que mesmo que as coisas não façam sentindo e vc não consiga ver, ele está contigo!

Erros, debilidades, pecados da própria pessoa. A pessoa se encontra consigo mesma e ela concluí: Eu não consigo, nau da para mim. Isto nos lembra Pedro. Ele negou a Jesus. Daí Pedro voltou a pescar, pois para ele, ele tinha perdido todas as condições de seguir Jesus. E Jesus resgata Pedro, primeiro da pesca, e depois o resgata para o propósito divino. Perguntando: Pedro, você me ama. Ele não pergunta: por que vc me traiu. Pedro deve ter tido a noção de que ele o amava menos do que ele merecia, mas, sim, ele o amava.

Falamos que a primeira palavra era o vinde. Há algo mais? sim, a vida precisa ser compartilhada, ela na é estéril. Jesus entrega a segunda parte do seu motivo para viver. Ele entrega o IDE.

IDE pregar a boa notícia de que ele tem vida, que embora sejamos pescadores, ele nos diz não temas, venham a mim. Os que vieram precisam levar a outros, vida que vem e que passa e que traz vida enquanto está passam passando.

Já uma visão do profeta, de um filete de rio, onde este rio passar ele trazia vida. Assim é o rio de Deus. Precisamos entender que Deus vai tirar do nosso coração todos as nossas inquietações do nosso coração, precisa entender que o propósito de Deus para a vida é IR e levar vida.

Por que o IDE é a resposta de Jesus para a pergunta que mais traz inquietação a vida humana? É que o IDE traz a presença de Jesus. Não é um IDE sem sua presença, um IDE para longe de mim. O IDE é precedido pelo vinde. Mau há ide sem o vinde.

O risco de vir sem ir é o mesmo que os discípulos tiveram na transfiguração de Jesus, eles queriam fazer barracas para ficar com Jesus, sen ver que precisavam descer para suprir as necessidades da pessoas.

Assim Jesus traz a sua resposta para alguém que está necessitado de sentido para a vida!

Qual o argumento para não ir? Para não seguir o propósito de Deus de resgatar vidas? Mas eu não sei o que falar! Ele diz, vocês precisam ir, pois eu darei palavras! Os que foram libertos precisam ser canal de libertação na vida de outros! Quem sabe se estas tristezas, angústias e decepções não é porque falta o IDE. O Espírito nos trouxe para dizer que não dá para viver só com o VINDE. Precisamos do IDE.

Textos:

1) Vinde a mim
Lucas 19:6
João 6:35-37
João 11:43-44
Lucas 24:21-31
Marcos 14:66-72
João 21:15-17

2)Ide e pregai
Mateus 28:18-20

© Copyright 2012-2018 | Um Só Corpo - Que eles sejam um assim como eu e tu somos um. Jo 17:22