Livro Décimo Primeiro

Capítulo 2 – Os judeus começam a reconstruir Jerusalém e o Templo. Depois da morte de Ciro, os samaritanos e as outras nações vizinhas escrevem ao rei Catnbises, seu filho, para que mande suspender o trabalho.

Esdras 4. Depois da ordem expedida por Ciro, os judeus lançaram os alicerces do Templo e trabalharam com ardor para reconstruí-lo. As nações vizi­nhas, particularmente os chuteenses, que Salmaneser, rei da Assíria, fizera vir da Pérsia e da Média para povoar Samaria depois de haver levado os israelitas, pedi­ram aos governadores e aos que tinham… ler mais »

Capítulo 3 – Cambises, rei dos persas, proíbe aos judeus continuar a reconstruir o Templo e Jerusalém. Ele morre ao seu regresso do Egito. Os magos governam o reino durante um ano. Dario é constituído rei.

Essa carta deixou Cambises muito irritado. E, sendo naturalmente mau, respondeu: “O rei Cambises, a Reum, nosso chanceler, a Sinsai, nosso secretário, a Belcem e aos outros habitantes de Samaria e da Fenícia, saudação. Depois de rece­ber a vossa carta, mandamos consultar o registro dos reis nossos predecessores e lá encontramos que a cidade de… ler mais »

Capítulo 4 – Dario, rei da Pérsia, propõe a Zorobabel, príncipe dos judeus, e a dois outros questões para serem resolvidas. Zorobabel resolve-as e recebe como recompensa a restauração de Jerusalém e do Templo. Um grande número de judeus volta em seguida para Jerusalém sob o comando de Zorobabel e trabalha nessa obra. Os samaritanos e outros povos pedem a Dario que a impeça. Mas esse príncipe faz justamente o contrário.

Esdras 5 e 6. Dario era ainda um simples cidadão, mas fizera a Deus um voto: se um dia subisse ao trono, restituiria ao Templo em Jerusalém tudo o que estava ainda na Babilônia dos vasos sagrados. Quando ele foi proclamado rei, aconteceu que Zorobabel, príncipe dos judeus, que era seu velho amigo, estava próximo… ler mais »

Capítulo 5 – Xerxes sucede a Dario, seu pai, no reino da Pérsia. Permite que Esdras, sacerdote, retorne com grande número de judeus a Jerusalém e concede tudo o que ele deseja. Esdras obriga os que haviam desposado mulheres estrangeiras a restituí-las. Sua morte. Neemias obtém de Xerxes licença para reconstruir os muros de Jerusalém e termina essa grande obra.

Esdras 7. Xerxes sucedeu a seu pai, Dario, e não foi menos herdeiro de sua piedade para com Deus que sucessor no trono. Nada mudou a respeito do que fora determinado com relação ao culto a Ele, e Xerxes teve sempre uma grande afeição pelos judeus. Joaquim, filho de jesua, era sumo sacerdote durante o… ler mais »

Capítulo 6 – Artaxerxes, sucede a Xerxes, seu pai, no reino da Pérsia. Repudia a rainha Vasti, sua mulher, e desposa Ester, sobrinha de Mardoqueu. Hamã persuade Artaxerxes a exterminar todos os judeus e enforcar Mardoqueu, mas ele mesmo é enforcado. Mardoqueu é posto em seu lugar com grande autoridade.

Ester 1. Depois da morte do rei Xerxes, Ciro, seu filho, que os gregos cha­mam Artaxerxes,* sucedeu-o. Os judeus correram grande perigo de ser inteiramente exterminados durante o seu reinado, conforme vamos narrar. Antes, porém, falare­mos do soberano, dizendo que ele desposou uma mulher judia que era de família real e à qual toda a… ler mais »

Capítulo 7 – João, sumo sacerdote, mata seu irmão Jesua no Templo. Manasses, irmão de Jado, sumo sacerdote, desposa a filha de Sanabalete, governador de Samaria.

Depois da morte de Eliasibe, sumo sacerdote, Judas, seu filho, suce­deu-o. Tendo morrido Judas, João, seu filho, sucedeu-o, e foi causa de que Bagose, general do exército de Artaxerxes, profanasse o Templo e impusesse aos judeus um tributo de quinhentas dracmas, pagas à custa do público, para cada cordeiro que oferecessem em sacrifício. Isso aconteceu… ler mais »

Capítulo 8 Alexandre, o Grande, rei da Macedônia, passa da Europa para a Ásia e destrói o império dos persas. Quando se julga que vai destruir Jerusalém, ele perdoa os judeus e trata-os favoravelmente.

Nesse mesmo tempo, Filipe, rei da Macedônia, foi morto à traição na cidade de Egéia, por Pausânias, filho de Ceraste, que era da família dos Orestes. Alexandre, o Grande, seu filho, sucedeu-o. E, passando o estreito do Helesponto, entrou na Ásia e venceu, numa grande batalha perto do rio Grânico, os que comandavam o exército… ler mais »

Barra lateral