Livro Sétimo

Capítulo 2 – Baaná e Recabe assassinam o rei Isbosete e levam a sua cabeça a Davi, que, em vez de recompensá-los, os manda matar. Todas as tribos reconhecem Davi como rei. Ele reúne as suas forças e toma Jerusalém. Joabe sobe por primeiro à muralha aberta.

2 Samuel 4. Isbosete ficou extremamente aflito com a morte de Abner porque, além de ser um parente muito próximo, devia a ele o fato de ter sucedi­do ao pai no governo. Mas ele também não viveu muito tempo depois de sua morte. Baaná e Recabe, filhos de Rimom, dois dos principais da tribo de… ler mais »

Capítulo 4 – Davi obtém grandes vitórias sobre os filisteus e seus aliados. Faz levar com grande pompa a arca do Senhor para Jerusalém. Uzá morre por ter querido tocá-la. Mical zomba de Davi por ter ele cantado e dançado diante da arca. Davi quer construir o Templo, mas Deus lhe ordena que reserve essa empresa a Salomão.

Quando os filisteus souberam que Davi fora constituído rei de todo o Israel, reuniram um grande exército e vieram acampar próximo de Jerusalém, num vale chamado de Refaim. Davi, que jamais empreendia coisa alguma sem consultar a Deus, rogou ao sumo sacerdote que se revestisse do éfode para saber qual seria o resultado daquela guerra…. ler mais »

Capítulo 6 – Davi derrota Hadadezer, rei de Damasco e da Síria, em grade batalha. O rei dos bamatenianos procura a sua aliança. Davi subjuga os idumeus. Cuida de Mefibosete, filho de Jônatas. Declara guerra a Hanum, rei dos amonitas, que tratara indignamente os seus embaixadores.

Hadadezer, rei de Damasco e da Síria, que era muito amigo de Adrazar, tendo sabido que Davi lhe fazia guerra, marchou em seu auxílio com um grande exército. A batalha travou-se próximo do Eufrates. Hadadezer foi vencido, perdeu vinte mil homens, e o resto salvou-se na fuga. O historiador Nicolau fala nestes termos desse feito… ler mais »

Capítulo 7 – Joabe, general do exército de Davi, derrota os quatro reis que vieram em socorro de Hanum, rei dos amonitas. Davi vence em pessoa grande batalha sobre o rei dos sírios. Enamora-se de Bate- Seba, toma-a e é causa da morte de Urias, seu marido. Desposa Bate-Seba. Deus, por meio do profeta Nata, repreende-o pelo seu pecado. Davi arrepende-se. Amom, filho mais velho de Davi, violenta Tamar, sua irmã, e Absalão, irmão de Tamar, mata-o.

Os grandes preparativos dos amonitas e a união de tantos reis não atemori­zaram Davi, porque a guerra que empreenderia para ressarcir tão grande ultraje não podia ser mais justa. Mandou contra eles as melhores tropas, sob o comando de Joabe, que sem perder tempo lhes foi sitiar a capital, de nome Rabá. Os inimigos saíram… ler mais »

Capítulo 8 – Absalão foge para Gesur.Três anos depois, Joabe obtém de Davi permissão para ele voltar. Absalão conquista o afeto do povo. Vai a Hebrom. É declarado rei, e Aitofel passa para o seu partido. Davi abandona ferusalém, retirando-se para além do fordão. Fidelidade de Itai e dos sumos sacerdotes. Maldade de Mefibosete. Insolência horrível de Simei. Absalão comete um crime infame

O assassinato de Amnom assustou todos os outros filhos de Davi, que montaram a cavalo e fugiram a toda brida para o rei seu pai. Eles não lhe trouxe­ram a primeira notícia, mas um outro, caminhando mais depressa, lhe disse que Absalão matara todos os seus irmãos. A idéia da perda de tantos irmãos devido… ler mais »

Capítulo 9 – Aitofel dá um conselho a Absalão que teria arruinado completamente a Davi. Husai aconselha exatamente o contrário, e é ouvido. Husai manda avisar Davi. Desesperado, Aitofel enforca-se. Davi apressa-se em passar o Jordão. Amasa é escolhido comandante do exército de Absalão, e este parte para atacar o rei seu pai. Absalão perde a batalha. Joabe mata-o.

2 Samuel 17. Absalão perguntou depois a AitofeI de que modo deveria agir naquela guerra. Ele respondeu: “A morte do rei vosso pai é o único meio que tendes para assegurar a coroa e salvar aqueles aos quais a deveis. Se me quiserdes dar dez mil homens escolhidos dentre todas as vossas tropas, prestar-vos-ei esse… ler mais »

Barra lateral