Livro Terceiro

Capítulo 1 – Os israelitas, oprimidos pela fome e pela sede, querem apedrejar Moisés. Deus torna doces as águas que eram amargas, envia ao campo codornizes e maná e faz brotar da rocha uma fonte de água viva.

A alegria que sentiram os israelitas por se verem livres, pelo poderoso auxílio de Deus, quando menos o esperavam, foi perturbada pelas grandes difi­culdades que encontraram a caminho do monte Sinai, pois essa região era deser­ta, e a terra, muito seca e estéril, porque não tinha água. Assim, não somente os homens, mas os próprios… ler mais »

Capítulo 2 – Os amalequitas declaram guerra aos hebreus, que obtêm sobre aqueles grande vitória, sob o comando de Josué, em cumprimento às ordens de Moisés e por efeito das orações deste. Chegam ao monte Sinai.

Êxodo 17. A fama dos hebreus, que se espalhava por toda parte, lançou o temor no espírito dos povos vizinhos, os quais, de comum acordo, deliberaram expulsá-los e até, se possível, exterminá-los completamente. Sendo os amalequitas, que estavam em Edom e na cidade de Petra, sob o governo de diversos reis, os mais valentes e… ler mais »

Capítulo 4 – Moisés fala com Deus no monte Sinai e entrega ao povo os Dez Mandamentos, ditados por Ele próprio. Moisés volta do monte, de onde traz as duas Tábuas da Lei, e ordena ao povo, da parte de Deus, que construa um tabernáculo.

11 Êxodo 19. O Sinai, que supera em altura todos os montes das províncias vizinhas, está tão cheio de escarpas por todos os lados que não somente é muito dificultoso lá subir como também não se poderia contemplá-lo sem temor, pois é crença comum que Deus lá habita, e esse lugar mostra-se assustador e inaces­sível…. ler mais »

Capítulo 5 – Descrição do Tabernáculo.

Estando assim preparadas todas as coisas, os vasos de ouro e de cobre, os diversos ornamentos e as vestes sacerdotais, Moisés, depois de anunciar que aquele seria um dia de festa e que cada qual, segundo as suas posses, ofereceria um sacrifício a Deus, começou a fazer o Tabernáculo, deste modo: Ordenou primeiro que se… ler mais »

Capítulo 6 – Descrição da arca que estava no Tabernáculo.

Êxodo 37. Foi o Tabernáculo construído dessa maneira e fez-se depois também uma arca consagrada a Deus. Era de madeira incorruptível, à qual os hebreus chamam heoron. Tinha cinco palmos de comprimento, três de altura e outros tantos de largura e era inteiramente coberta, por dentro e por fora, com lâminas de ouro, de modo… ler mais »

Capítulo 8 – Vestes e ornamentos dos sacerdotes e do sumo sacerdote.

Devemos agora falar das vestes, tanto as dos sacerdotes, às quais os hebreus chamam chanes, quanto as do sumo sacerdote, às quais chamam anarabachem. Começaremos pelas comuns, dos sacerdotes. Aquele que ia oficiar era obrigado, segundo a Lei, a ser puro e casto. Ele revestia-se de uma veste chamada manachaz, isto é, “que segura forte”,… ler mais »

Capítulo 9 – Deus ordena Arão sumo sacerdote.

Êxodo 28, 29, 30 e 40. Tudo estava preparado, e não restava mais que consagrar o Tabernaculo. Deus então apareceu a Moisés e ordenou-lhe que fizesse a Arão, seu irmão, sumo sacerdote, porque era mais digno que qual­quer outro para esse cargo. Moisés reuniu o povo, falou-lhe das virtudes de Arão e do interesse deste… ler mais »

Barra lateral